Luzia Mello Empreendimentos imobiliários é uma empresa focada em serviços qualificados, tendo como diferencial o atendimento personalizado. No mercado desde o ano de 2000, atuando em todo DF e oferecendo serviços que vão desde consultorias até processo de financiamentos imobiliários através de correspondência bancária junto à Caixa Econômica Federal. Conta com uma equipe majoritariamente formada por mulheres credenciadas, atuando com profissionalismo, proporcionando todo suporte, conhecimento e orientação. Uma empresa moderna com expertise no mercado imobiliário que prima pelo atendimento ao cliente com seriedade, honestidade e competência. Fazemos um trabalho de excelência, conhecendo profundamente os imóveis, clientes, concorrentes e negócios imobiliários, com foco na satisfação e fidelização, para construir uma empresa de alta performance, assegurando a rentabilidade em todos os negócios. Nossa missão é fazer pessoas felizes, realizando sonhos através de negócios imobiliários, oferecendo atendimento diferenciado e buscando construir relações duradouras, confiáveis e transparentes. Nossos valores são pautados em generosidade, lealdade, integridade, honestidade, empatia, entusiasmo, credibilidade e comprometimento. O presente código foi preparado com o objetivo de promover a atividade imobiliária, de forma ética e profissional, abordando à conduta esperada de nós no que concerne as transações imobiliárias, relação com clientes, corretores e outros. Tudo o que fizermos deve ser de alta qualidade. As necessidades dos nossos clientes devem ser atendidas de forma eficiente e corretamente executadas. Temos responsabilidades para com os nossos parceiros e colaboradores que conosco trabalham. Devemos proporcionar um ambiente de trabalho inclusivo em que todos devem ser considerados na sua individualidade, com respeito a sua diversidade e dignidade e reconhecimento dos seus méritos. As condições de trabalho devem ser adequadas, agradáveis, organizadas e seguras garantindo a todos estabilidade, realização e propósito nas suas funções. Oportunidades iguais de emprego, desenvolvimento e promoção devem ser oferecidas a todos os que demonstrarem aptidões, sem diferenças. Sugestões e reclamações devem ser apresentadas sem receio. Somos responsáveis perante a sociedade onde vivemos e trabalhamos e, por isso, devemos ser bons cidadãos, preservando os bens que temos o privilégio de usar, protegendo o meio ambiente e os recursos naturais.

Introdução

Todos (as) os (as) colaboradores (as), corretores (as), e estagiários (as) da imobiliária Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários estão submetidos às regras da profissão e ao Código de Ética do Corretor de Imóveis, nos termos da Lei nº 6.530 e demais atos e decisões do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI). Igualmente, os demais colaboradores do escritório estão obrigados às regras de sua categoria, e demais regras estipuladas pelo próprio empregador. Em razão disso, os profissionais da Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários, têm o compromisso de atuar com honra e dignidade. Ademais, aqueles que desempenham a profissão técnica de corretor, deverão, ainda, atuar sempre com respeito, lealdade e boa-fé. Desta forma, o compromisso da  Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários, é atuar com a ética e integridade na prestação de serviços de venda, locação e financiamento imobiliário, o que levou à elaboração deste documento, que, somando-se ao Código de Ética e Disciplina do COFECI, visa reger o relacionamento dos integrantes da nossa equipe de corretores, estagiários e funcionários/ colaboradores, não apenas entre si, como também no trato com clientes, fornecedores, concorrentes e a sociedade em geral. O presente Manual do Funcionário e Código de Ética, Conduta e Compliance vem proclamar a adesão da imobiliária às melhores práticas, princípios, valores éticos e de moralidade corporativa, em observância a todas as normas aplicáveis, inclusive aquela que trata de atos lesivos contra a administração pública, nacional ou estrangeira, introduzida no direito brasileiro pela Lei Federal nº 12.846/2013 (“Lei da Empresa Limpa”). Eventuais desvios às regras, princípios e valores ora estabelecidos podem e devem ser reportados por qualquer pessoa interessada, integrante, ou não, dos quadros de profissionais e funcionários/ colaboradores do escritório, por meio do canal de denúncias disponível (supervisor@luziamelloimoveis.com.br), o que será devidamente apurado internamente. O anonimato ou confidencialidade da identidade é assegurado de forma integral e permanente, apresentando-se como instrumento motivador de denúncias a violações a este documento. Os valores e princípios da nossa empresa, enunciados acima servem como nosso guia e o Manual do Funcionário e Código de Ética, Conduta e Compliance nos ajuda a permanecer alinhados com esses valores. O Código define requisitos para a nossa conduta e serve como base para as políticas e procedimentos da Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários, os quais fornecem mais diretrizes sobre os comportamentos esperados.

Por que devemos seguir nosso Manual do Funcionário e Código de Ética, Conduta e Compliance?

Ao cumprir o nosso Código, criamos um ambiente honesto onde podemos exercer o nosso trabalho, de forma ética, legal e com integridade. Além disso, podemos ficar orgulhosos da forma como alcançamos o nosso sucesso. Sempre que tomarmos conhecimento de uma violação do Código, das políticas da Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários ou da lei, iremos tratar o problema e criar medidas para prevenir futuras ocorrências.

Quem deve seguir o Código?

Todos os colaboradores e Corretores de Imóveis da Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários são obrigados a compreender e cumprir o Manual do Funcionário e Código de Ética, Conduta e Compliance, as políticas da Empresa e as leis que regem as suas atividades. O Código ajuda todos nós a tomamos as decisões certas e a tomarmos as medidas corretas, independentemente do local onde trabalhamos ou do tipo de trabalho que fazemos. Ao seguirmos o nosso Código, servimos como um exemplo para os colegas, parceiros de negócios, clientes e outras pessoas que nos veem em ação todos os dias. As disposições aplicáveis deste Código devem ser incluídas nos contratos de terceiros, prestadores de serviços e outros que fazem negócios em nome da Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários.



Onde posso procurar conselhos e orientações sobre o nosso Código?

Temos pessoas para ajudá-lo a seguir este Código, a política da Empresa e a lei. Seus superiores e o encarregado de Compliance estão aptos e prontos para ajudar a todos a seguir este Código, as políticas da Empresa e a Lei. Ah! Também estão à nossa disposição para responder dúvidas no e-mail supervisor@luziamelloimoveis.com.br

Responsabilidades e deveres de todos os colaboradores e Corretores de Imóveis da Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários

Para sermos uma empresa ética e íntegra, para manter e realçar a nossa cultura e reputação, confiamos nos nossos colaboradores e Corretores de Imóveis para ajudar a fazer cumprir o nosso Código. Os colaboradores da Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários e os Corretores de Imóveis, quando no exercício profissional devem exercer suas funções com zelo e probidade, observando as prescrições legais e regulamentares aplicadas ao setor. A Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários encoraja o relato interno e externo de infrações a este Código e as legislações vigentes, por meio de seus Canais de Comunicação. Quando suspeitarem de violação do Código ou de uma atividade ou um comportamento que poderão conduzir a uma violação, é sua responsabilidade relatá-lo. Quer faça seu relato de forma anônima ou se identifique, deve fornecer o máximo de detalhes possível para que a questão possa ser investigada cuidadosa e prontamente.  A Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários assegura aos reportantes e às testemunhas de boa-fé a confidencialidade de seus dados pessoais, que ficarão restritos aos responsáveis pela apuração do relato. A Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários não tolera retaliação contra qualquer pessoa que levante uma preocupação nos termos do presente Código ou ajude numa investigação. Os Canais de Comunicação da Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários são o e-mail supervisor@luziamelloimoveis.com.br e o formulário no site www.luziamelloimoveis.com.br.

Dos deveres

Cumpre ao Corretor de Imóveis, em relação aos clientes:

1– Discutir e aprovar junto a equipe sobre todas as circunstâncias,  estado e condições do negócio, antes de oferecê-lo aos clientes;

2 – Apresentar ao cliente, a oportunidade de um negócio, tendo em vista oferecer informações rigorosamente certas, nunca omitindo detalhes que o depreciem, se atentando aos riscos e demais circunstâncias que possam comprometer o negócio;

3 – Recusar a transação que saiba ilegal, injusta ou imoral;

4 – Contratar, por escrito e previamente, a prestação dos seus serviços profissionais;

5 - Comunicar, imediatamente ao cliente, o recebimento de valores ou documentos a ele destinados;

6 – Prestar ao cliente, mesmo sem que o mesmo as solicite, logo que concluído o negócio, contas pormenorizadas;

7 – Promover pela sua competência exclusiva na orientação técnica do negócio, reservando ao cliente a decisão do que adequar melhor às suas necessidades e requisitos esperados;

8 – Durante a transação, zelar pelos documentos que se fizerem necessários e ao término do negócio, restituir ao cliente os papéis de que não mais necessite;

9 – Dar recibo das quantias que o cliente pague ou entregue a qualquer título, documentando por escrito os motivos da movimentação financeira realizada;

O Corretor de Imóveis responde civil e penalmente por atos profissionais danosos ao cliente, a que tenha dado causa por imperícia, imprudência, negligência ou infrações éticas.

Das vedações:

Neste caso, tendo em vista os deveres, é vedado ao Corretor de Imóveis:

1– Aceitar tarefas para as quais não esteja preparado ou que não se ajustem às disposições vigentes, ou ainda, que possam prestar-se-à fraude;

2 – Manter sociedade profissional fora das normas e preceitos estabelecidos em lei e em Resoluções, ferindo o contrato de trabalho estabelecido entre a empresa e o mesmo;

3 – Promover a intermediação com cobrança de over-price;

4 – Tirar vantagem financeira, fora do contrato acordado, à custa do cliente;

5 – Receber comissões fora do contrato assinado ou qualquer vantagem financeira ou não que não seja correspondente aos serviços licitamente prestados;

6 – Negociar serviços de qualquer natureza, direta ou indiretamente, que acarrete prejuízo moral ou material, desprestígio ou má reputação perante os profissionais da empresa ou a classe como um todo;

7 – O trabalho em equipe é valorizado desde que não desvie, por qualquer modo, o cliente de outro Corretor de Imóveis;

8 – Exercer, por qualquer forma, qualquer atividade ou transação imobiliária ilegalmente;

9 – Promover qualquer ato desleal aos colegas de trabalho ou de classe ou qualquer transação contra as disposições legais;

10 – Descumprir qualquer negócio que for confiado a seus cuidados, sem motivo justo e prévia ciência do cliente ou da empresa;

11 – Pedir ou receber do cliente qualquer favor ou benefício financeiro em troca de concessões ilícitas;

12 – Reter qualquer negócio da empresa, mesmo que conseguido pessoalmente, quando não tiver condições de realiza-lo;

13 – Receber qualquer valor a título de sinal nos negócios que lhe forem confiados, caso não esteja expressamente autorizado para tanto.

Responsabilidade dos gestores

Enquanto responsável pela gestão do negócio ou de pessoas, estes têm uma responsabilidade especial e importante de dar o exemplo e agir de maneira consistente com o nosso Código. Demonstrem comportamento ético no exercício das suas funções. Tomem decisões empresariais objetivas. Revejam o Código pelo menos uma vez por ano com os seus colaboradores e Corretores de Imóveis. Ajude os colaboradores e Corretores de Imóveis a compreender o Código e as políticas da Empresa ajudando-os a viver o Código todos os dias. Assegure-se de que os todos os colaboradores e Corretores de Imóveis têm conhecimento e receberam formação adequada sobre as leis, os regulamentos e as políticas relevantes da Empresa que regem as atividades do negócio em que estão envolvidos em nome da Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários. Crie um ambiente que acolha e incentive o comportamento ético, onde os todos possam falar de modo confortável sem medo de retaliação. Dê a devida atenção a qualquer preocupação levantada por um colaborador ou Corretor de Imóvel que comprometa o Código e encaminhe a referida preocupação para apuração. Tome medidas corretivas ou preventivas quando alguém violar o Código e apoie inteiramente toda investigação.

Da apuração dos fatos:

1 – Receber nos canais divulgados a denúncia. Que pode ser anônima ou não, mediante e-mail, preenchimento de formulário ou documento físico.

2 – Apurar os fatos de forma sistêmica, ouvindo todos os lados envolvidos com presteza e imparcialidade.

3 – Relacionar todas as informações necessárias para documentar a veracidade da denúncia.

4 – Confrontar o colaborador denunciado com a apuração dos fatos e levantar os motivos que o levou a praticar tal ato.

5 – Apresentar, de acordo com a gravidade na seguinte ordem, advertência formal, seja verbal e a escrita. Formalizar a perda do negócio em que o colaborador estava envolvido e em casos mais graves, rescisão contratual com ou sem justa causa.

6 – Registrar para fins de rastreabilidade futura todos os casos de desvio de conduta com acesso restrito da gestão.

POR QUE MOTIVO É IMPORTANTE SEGUIR AS LEIS E O NOSSO CÓDIGO?

Embora o cumprimento das leis e dos regulamentos seja obrigatório, ao fazermos isso mostramos o nosso compromisso em agir como um cidadão e uma empresa responsável. Isso demonstra que nos preocupamos e respeitamos as pessoas que servimos.

Leis anticorrupção e antissuborno

A Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários adota uma posição firme contra a corrupção e o suborno consistente com as leis antissuborno e anticorrupção que existem no Brasil e no mundo. Exigimos o mesmo dos nossos parceiros de negócios. As relações profissionais dos colaboradores e Corretores de Imóveis da Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários com setores público e privado deverão sempre ser baseadas na honestidade, idoneidade, responsabilidade e espírito de colaboração. Não toleramos subornos, condutas fraudulentas, comissões irregulares, pagamentos ilegais e qualquer outra oferta de artigos de valor que possam influenciar de forma inadequada ou garantir uma vantagem imprópria junto de um membro do governo, profissionais ou clientes. É nosso dever cumprir as leis locais e internacionais aplicáveis e as normas éticas que proíbem o suborno e a corrupção e evitar influenciar de maneira imprópria as decisões de membros do governo, profissionais e clientes.  As transferências de valores para terceiros devem ser realizadas de acordo com os valores de mercado para os serviços prestados, devendo existir uma necessidade legítima para os bens e serviços prestados. Tratamos com respeito os parceiros de negócios, concorrentes e outros com quem mantemos relações profissionais. Procuramos trabalhar com parceiros que têm elevados padrões éticos nas suas práticas comerciais.

Leis antitrust e de concorrência

As leis antitrust e de concorrência promovem a concorrência leal e protegem os consumidores de práticas comerciais desleais. Estas leis abordam práticas comerciais desleais que restringem a concorrência. Cumprimos as leis antitrust e de concorrência aplicáveis, pois somos responsáveis por lidar de forma justa com os clientes, concorrentes e outros parceiros não devendo tirar vantagem injusta através de manipulação ou dissimulação de fatos importantes, ou de outras práticas desleais, sempre informando ao cliente dos riscos e circunstâncias que possam comprometer o negócio.

Direitos humanos

Nossos valores nos levam a respeitar os direitos humanos de cada indivíduo, não tolerando qualquer discriminação seja com base em raça, cor, religião, sexo, origem, idade, condições físicas e mentais, ou qualquer outro tipo de discriminação que venha a ferir o princípio da dignidade humana.

Trabalho Forçado, Infantil e Tráfico de Pessoas

A Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários proíbe o uso de trabalho infantil e não compactua com quaisquer práticas análogas ao trabalho forçado, ao tráfico de pessoas e todo e qualquer tipo de escravidão moderna, estando comprometida com esforços para que as nossas operações estejam livres dessas práticas, seja em relação aos nossos colaboradores e Corretores de Imóveis, como também a parceiros.

Meio Ambiente e Sustentabilidade

A Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários acredita que somos responsáveis perante a sociedade onde vivemos e trabalhamos e, por isso, devemos ser bons cidadãos, preservando os bens que temos o privilégio de usar, protegendo o meio ambiente e os recursos naturais. Assim, todos devem procurar aderir a iniciativas de sustentabilidade, como a redução de resíduos e o apoio à reciclagem.

Privacidade

No desempenho da nossa atividade comercial, recolhemos e armazenamos informações pessoais sobre os empregados, parceiros de negócios, clientes e outros, tais como endereços, datas de nascimento e informações financeiras e de outra natureza. Quando tratamos dados pessoais, devemos cumprir as leis aplicáveis à Proteção de Dados Pessoais. As informações pessoais devem ser recolhidas apenas para fins comerciais legítimos, partilhadas apenas com aqueles que têm permissão de acesso, protegidas em conformidade com as políticas de segurança e mantidas apenas durante o tempo que for necessário, garantindo, ainda, que terceiros com acesso a informações pessoais estejam contratualmente obrigados a protegê-las de acordo com os padrões de segurança de dados aplicáveis.

Ambiente de Trabalho

Todos são tratados com respeito e dignidade na Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários. Merecemos um local de trabalho inclusivo, onde sejamos recompensados de forma justa e possamos fazer nosso trabalho de forma eficiente. Um ambiente de trabalho com bom clima organizacional gera comprometimento e engajamento de todos na geração de oportunidades de negócios para a Empresa. Oportunidades iguais de emprego, desenvolvimento e promoção devem ser oferecidas a todos os que demonstrarem aptidões, sem diferenças. Pensamentos, capacidades, experiências e características individuais diferentes tornam o nosso ambiente de trabalho mais rico e conduzem a melhores resultados e decisões de negócio. Quando os nossos empregados estão totalmente envolvidos e capacitados, nós impulsionamos a inovação e criamos soluções de cuidados de saúde que beneficiam as comunidades em todo o mundo.

Não discriminação e prevenção do assédio e intimidação

A Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários não tolera a discriminação com base em características como idade, sexo, raça, etnia, orientação sexual, identidade de género, nacionalidade ou crenças religiosas. Também não toleramos o assédio ou a intimidação.

Integridade Financeira

A Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários mantem registos financeiros completos e precisos que representam a condição e os resultados da Empresa, pois a integridade financeira mantém a confiança construída junto aos nossos clientes e parceiros.

Conflito de Interesses

Algumas situações podem gerar conflitos entre os interesses pessoais dos Colaboradores, Corretores de Imóveis, Parceiros de Negócios e os da Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários. Nesse caso, deve-se procurar evitar e/ou lidar com essas situações de forma imparcial, fazendo prevalecer sempre os interesses da Empresa, sempre agindo com transparência e ética para não pôr em risco a reputação e a imagem da Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários. A maneira como nos comportamos nos nossos negócios tem um impacto sobre a nossa reputação e a confiança que mantemos com os nossos parceiros de negócios. Ao reconhecer e tomar medidas proativas para impedir conflitos de interesses, enviamos uma mensagem clara sobre a nossa lealdade para com a integridade da nossa Empresa e a nossa determinação para fazer o que é certo.

Brindes, Presentes, Entretenimentos e Hospitalidades

Não aceitar brindes, presentes, entretenimento e hospitalidade em valores ou serviços ou qualquer outro tipo de vantagem, provenientes de terceiros que tenham interesses comerciais junto à Luzia Mello Empreendimentos Imobiliários e que sejam oferecidos mediante expectativa ou promessa de favorecimento de tais terceiros junto á Empresa.

 

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